Artigo de Opinião "A Rede UNAMUNO" PDF Versão para impressão Enviar por E-mail
Escrito por Administrator   

Castanheira da Costa - Reitor da UMaOs modelos da formação à distância contribuem para a redução dos custos operacionais.

Financiada pela União Europeia, a Rede UNAMUNO reúne as Universidades da Madeira, Açores, Las Palmas e La Laguna, das Canárias, dos territórios franceses das Antilhas e da Reunião e ainda a Universidade de Cabo Verde. Os seus objetivos principais, desde a criação, foram os de encorajar a realização de projetos de investigação e de formação conjuntos entre académicos das universidades constituintes, dos quais pudessem, também, beneficiar os seus estudantes e que, se suficientemente atrativos, contribuíssem para a atração de estudantes de outras partes do mundo.

Após uma fase inicial, em que o desenvolvimento de projetos de cooperação na área da investigação tiveram alguma prioridade, até para a construção das necessárias relações pessoais, este último ano tem sido dedicado ao estudo de diversas propostas de projetos de formação, sobretudo em áreas como a sustentabilidade e a biodiversidade.


Para além da relação de confiança que entretanto se foi construindo, sobretudo entre as cinco universidades da Macaronésia, as enormes dificuldades que estas instituições enfrentam no presente conduziram à assunção clara, por parte de todos, da necessidade de uma cooperação mais intensa que, através de uma partilha de recursos eficiente, nos permitisse oferecer projetos conjuntos de formação (ao nível de mestrado, sobretudo) capazes de atrair estudantes de outras partes do globo, respondendo, em simultâneo, ao desejo natural de cooperação científica dos académicos envolvidos.

 

Os modelos de funcionamento em estudo procuram adequar-se à natureza da formação que, em muitos casos, pressupõe uma componente presencial. Mas começa a constatar-se, igualmente, uma forte adesão aos modelos da formação à distância que, como é natural, contribuem, de forma muito significativa, para a redução dos custos operacionais. É um passo significativo, mas de extrema urgência, sobretudo se atendermos ao enorme desenvolvimento que este tipo de formação tem vindo a sofrer no passado recente e que atingiu um dos seus auges, ainda bem recentemente, com o lançamento da plataforma conjunta de ensino à distância de Harvard e do MIT.

Os números astronómicos de inscritos de todo o mundo, nos cursos que esta plataforma tem vindo a oferecer, apontam no sentido de as nossas universidades terem, no próximo futuro, mais um sério desafio a enfrentar, e este à escala global. É, por isso, crucial que aproveitemos esta rara oportunidade de cooperação entre as cinco universidades da Macaronésia, para desenvolvermos as nossas competências neste novo domínio também.


Artigo de opinião do Reitor da UMa publicado no Diário de Notícias do Funchal a 23 de maio de 2012

 
© 2017 UNAMUNO
Outermost European Universities Network